09/10/2019
1904: IVAN PAVLOV

Artigo científico escrito por:
Patrícia Pacheco e Paloma Mello
Faculdade de Medicina - UPF

 

Resumo

A combinação de estímulos indiferentes com um estímulo que ativa um reflexo incondicionado pode gerar uma resposta fisiológica condicionada. Dentre as respostas possíveis aos incitamentos, indubitavelmente, as secreções gástricas foram as mais exploradas. Desse modo, as respostas podem ser diversas, desde excitatórias até inibitórias, podendo modificar o metabolismo natural. O presente artigo enfoca a experiência de Ivan Pavlov, mostrando a eficiência da repetição do agente indiferente precedendo o estímulo incondicionado, assim, formando um reflexo condicionado. A relevância do tema em questão se dá pelos possíveis efeitos psíquicos providos pelos reflexos condicionado que podem alterar a realidade fisiológica. 
Palavras-chave: Ivan Pavlov; Reflexo condicionado

Abstract

The combination of indifferent stimulus with stimulus that active an unconditional reflex can beget a conditional physiological response. Between the possible responses to the incitation, undoubted, gastric secretion was the theme most explored. In this manner, the responses can be divers, exciting or inhibiting a function, with the ability of modificate a natural metabolism. This article focalize the experience or Ivan Pavlov, proving by reasoning the efficiency of the repetition of the indifferent agent preceding the unconditional stimulus, forming a conditional reflex. The prominence of the topic in inquiry is the possible psychic effect provided by conditional reflex that can modify the physiological reality.       
Key-words: Ivan Pavlov; Conditional reflex

Introdução

Existem dois tipos de reflexos: condicionados e incondicionados. Os reflexos incondicionados são aqueles com quais os animais nascem, sendo adquiridos ao longo da evolução da espécie, já determinado dentro do seu próprio sistema nervoso. Os reflexos condicionados são aqueles que os animais adquirem durante suas vidas, sendo um tipo de aprendizado que o sistema nervoso é capaz, tendo origem no córtex cerebral, o distribuidor primário e organizador de todas as atividades do organismo. 
Pavlov definiu reflexo condicionado como “uma conexão nervosa temporária entre um dos numeráveis fatores do meio ambiente com uma atividade bem determinada do organismo”. Assim, o reflexo incondicionado pode passar a condicionado, despertado por algum estímulo ambiental, até então previamente indiferente. 
O Prêmio Nobel, fundando por Alfred Nobel, é o primeiro reconhecimento internacional dado desde 1901 para realizações nas áreas de física, química, fisiologia e medicina, literatura e para a promoção da paz. Os ganhadores são anunciados no mês de outubro de cada ano, sendo o prêmio entregue no dia 10 de dezembro, aniversário de morte de Nobel.
O primeiro prêmio entregue na área de Fisiologia e Medicina foi em 1901, sendo seu principal campo de premiação a imunologia, genética, neurobiologia, desenvolvimentos de drogas e trabalhos contra doenças e morte. Ivan Pavlov ganhou o Prêmio Nobel em 1904, em reconhecimento de seu trabalho na fisiologia da digestão. 

Biografia

Ivan Pavlov nasceu na Rússia, na cidade de Ryazan, no dia 14 de setembro de 1849. Sob a influência do pai, um sacerdote, durante seus primeiros anos de vida estudou em uma escola de caráter religioso entrando, mais tarde, para o seminário. 
As idéias progressistas e o desenvolvimento científico da metade do século XIX mudaram radicalmente sua trajetória. Pavlov abandonou a carreira religiosa e decidiu dedicar-se à ciência. Para isso, ingressou no curso de Ciências Naturais da Universidade de São Petersburgo, em 1870. Durante esse período, apaixonou-se principalmente pela Fisiologia, sendo seu primeiro trabalho na faculdade sobre a fisiologia dos nervos pancreáticos. 
Após concluir o curso de Ciências Naturais em 1875, foi estudar na Academia de Cirurgia Médica. Formou-se quatro anos depois, novamente como aluno destacado. Com isso, se tornou diretor do Laboratório Fisiológico e tornou-se mais interessado para realizar pesquisas, sendo os tópicos de maior interesse para ele a circulação sanguínea e a digestão. Entre suas pesquisas sobre esses assuntos, está sua tese de doutorado apresentada em 1883, um estudo sobre os nervos do coração, o qual demonstrava os princípios básicos do funcionamento do sistema nervoso. 
Em 1890, Pavlov foi convidado para dirigir o Departamento de Fisiologia do Instituto de Medicina Experimental. Lá, permaneceu por 45 anos, até sua morte. Ainda nessa última década, tornou-se professor de Farmacologia e de Fisiologia na Academia Médica Militar.
Entre 1891 e 1900, desenvolveu estudos essenciais sobre fisiologia digestiva. A partir dessas pesquisas, demonstrou que o sistema nervoso atuava de forma dominante do sistema digestivo e também abriu caminho para o surgimento da nova ciência dos reflexos condicionados. 
Com suas pesquisas e descobertas, Pavlov tornou-se conhecido e respeitado por todo o mundo, sendo homenageado por diversas instituições e países. 

Descoberta

A experiência clássica de Pavlov é a do cão, campainha e salivação à vista de um pedaço de carne. Sempre que apresentarmos um pedaço de carne ao cão, a visão e a olfação provocam a salivação do animal. Se tocarmos uma campainha, a reação do animal será de orientação, olhando em direção à origem do estímulo sonoro. Se tocarmos a campainha e em seguida apresentarmos a carne ao cão, fazendo isso repetidas vezes, após certo tempo o simples tocar da campainha provoca a salivação do animal, preparando seu aparelho digestivo para receber a carne. Todo o organismo do cão reage como se a carne já estivesse presente, com a salivação, secreção digestiva, motricidade digestiva, etc. A campainha é um estímulo que não está relacionado com a alimentação, sendo meramente sonoro, mas passa a provocar modificações digestivas. 
Para o surgimento de um reflexo condicionado, há diversas condições, sendo elas:
a. Apresentação de repetidas vezes do agente indiferente com o estímulo incondicionado.
b. O agente indiferente deve preceder em pouco tempo o estímulo incondicionado.
c. Inexistência naquele momento de outros estímulos que possam provocar inibição de causa externa.
d. É necessária a repetição periódica do reflexo condicionado para que ele se mantenha.
Um estímulo indiferente, combinado com um estímulo capaz de atiçar um reflexo incondicionado, gera uma resposta incondicionada e, depois de algum tempo, o estímulo indiferente, por si só, é capaz de provocar uma resposta que pode ser considerada como condicionada. Esses estímulos indiferentes podem vir tanto do meio externo (estímulos sonoros, luminosos, olfativos, táteis, térmicos) como do meio interno (vísceras, ossos, articulações). 
Podem ser condicionadas reações voluntárias ou reações vegetativas involuntárias, permitindo respostas condicionadas motoras, secretoras ou neurovegetativas, excitatórias ou inibitórias. Dão possibilidade com que respostas involuntárias apareçam de acordo com a nossa vontade, se for usado o condicionamento adequado.     
A fisiologia pode ser modificada através do condicionamento. Tal afirmação foi observada em duas experiências com cães. A primeira, colocou-se uma sonda retal e introduziu-se um enema salino. Sabe-se que a presença desse soluto no intestino provoca o aumento da diurese para restabelecer o equilíbrio hidroeletrolítico. Depois de algumas sessões de administração de enema salino, a mera introdução da sonda retal, sem enema, provocou aumento da diurese. 
A outra experiência foi feita a partir da aplicação de injeção de insulina. Antes da aplicação, foi feito com que o cão ouvisse um assobio e a hipoglicemia surgia em decorrência da ação da insulina. Depois de algum tempo, pela simples audição do assobio instalou-se a hipoglicemia. Verificou-se que o metabolismo no animal alterou-se, passando a responder com hipoglicemia a um estímulo sonoro, que nada está relacionado, em condições normais, com o metabolismo dos glicídios.  
No ser humano, tudo indica que ocorreria o mesmo, tendo ainda mais um ponto a ser considerado: a presença de mais um tipo de estímulo, a linguagem. Ela pode ser tão real e tão efetiva como qualquer outro estímulo concreto, possibilitando, assim, o condicionamento.
Fazendo uma análise mais pormenorizada, podemos perceber a importância da descoberta de Pavlov no efeito placebo – trata-se de um efeito orgânico causado no paciente pelo condicionamento pavloviano ao nível de estímulos abstratos e simbólicos. Segundo essa explicação, o que conta é a realidade presente no cérebro e não a realidade farmacológica. A expectativa do sistema nervoso, em relação aos efeitos de uma droga pode anular, reverter ou ampliar as reações farmacológicas da droga. Além disso, pode fazer com que substâncias inertes provoquem efeitos que delas não dependem. 

Conclusão

A pesquisa realizada por Ivan Pavlov tende a mostrar a importância médica dos reflexos condicionados. As respostas fisiológicas podem ser diversas através da administração dos estímulos incondicionados, estimulando ou impedindo uma função. Devido aos benefícios ocasionados nas respostas fisiológicas pelos estímulos, os estudos desse pesquisador tornam-se, hoje, de fundamental importância e conhecimento na Medicina.

Referências Bibliográficas

AMARAL, J.R.; SABBATINI, R.M.E. Efeito Placebo: o poder da pílula de açúcar. Disponível em: < http://www.cerebromente.org.br/n09/mente/placebo1.htm >. Acesso em: 5 out. 2005. 
AMARAL, J.R.; SABBATINI, R.M.E. O que é reflexo condicionado. Disponível em: 
http://www.cerebromente.org.br/n09/mente/pavlov.htm >. Acesso em: 24 set. 2005.
NOBEL lecture: Ivan Pavlov. Disponível em: < www.nobelprize.org >. Acesso em: 5 out. 2005.
PAVLOV’S biography. Disponível em: < http://www.ivanpavlov.com/ >. Acesso em: 24 set. 2005.
PEOPLE and discoveries: Ivan Pavlov. Disponível em:
http://www.pbs.org/wgbh/aso/databank/entries/bhpavl.html >. 2Acesso em: 24 set. 2005.
Trabalho orientado por: 
Evania Luiza de Araújo
Jorge Alberto Salton

Enviando