1911: ALLVAR GULLSTRAND

09/10/2019
1911: ALLVAR GULLSTRAND

Artigo científico escrito por:
Josiane Diehl Moia
Gláucia Tagliari


RESUMO:  

Este trabalho é um estudo bibliográfico sobre Allvar Gullstrand , que  filho de um médico municipal, dedicou-se a mesma profissão do pai. Ao longo de sua carreira, demonstrou ser competente e entusiasmado para novas descobertas. Partiu de estudos realizados por cientistas que o antecederam,  aprimorou técnicas para análise da curvatura da córnea  e atribuiu diferentes índices de refração para as estruturas do olho, mudando, assim, a noção de meio homogêneo que existia até o momento. Devido a esses trabalhos foi merecedor do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, em 1911. Reconhecimento esse que o motivou a progredir em suas pesquisas e criação de instrumentos para a área oftalmológica que estão presentes até hoje.
PALAVRAS-CHAVES:
Prêmio Nobel; Allvar Gullstrand; Dioptria do olho 

ABSTRACT:

The present job is a bibliografy study about Allvar Gullstrand, son of a city doctor who devoted to the same profession of his father. Throughout his career he showed competence and enthusiasm to new discoveries. He started from the studies made  by scientists who preceded him, improved techniques to analyse the cornea curvature and attributed different refracting rates to the eye structures, changing this way, the notion of the homogene structure that existed until then. Because of  these jobs, he won the Physiology or Medicine Nobel Prize in 1911. Such recognition motivated him to go further in his researches and the creation of instruments to the ophthalmology area which are present until today.
KEYWORDS:
Nobel Prize ; Allvar Gullstrand; eye dioptrics.

INTRODUÇÃO:

O presente trabalho abordará o tema sobre o oftalmologista sueco, ganhador do Prêmio Nobel da Medicina ou Fisiologia, em 1911 – Allvar Gullstrand, suas descobertas e contribuições ao estudar a dióptrica do olho humano. Por se tratar de uma análise sobre sua vida e obra, possibilita despertar nos universitários o espírito investigativo, empreendedor, nas diversas áreas do conhecimento e, em especial, aos acadêmicos iniciantes do curso de Medicina. Pretende-se que os achados da pesquisa tornem-se imprescindíveis aos que desejam saber onde iniciaram os estudos que levaram ao progresso mais notável da oftalmologia, despertando,inclusive, para outras revoluções científicas. Essa a realidade da vida e obra de uma pessoa que contribuiu para inovações no campo oftalmológico,está integrada ao desenvolvimento das demais especialidades. É através do estudo e compreensão das descobertas que se estimulará o raciocínio científico, propondo novas soluções. Até porque, existem excelentes especialistas em praticamente todos os campos do conhecimento humano, sendo que não basta apenas identificar o problema e propor soluções, mas sim integrar e coordenar profissionais, que irão revelar melhores soluções e técnicas aprimoradas para o progresso da humanidade.

DESENVOLVIMENTO:

Allvar Gullstrand, filho primogênito de Dr. Pehr Alfred Gullstrand e sua esposa Sofia M. Korsell, nasceu no dia 5 de junho de 1862, em Landskrona. Foi educado nas escolas em Landskrona e Jönköping. Iniciou o curso de Medicina, em 1880, na Universidade de Uppsala, fez um estágio em Viena e voltou a estudar Medicina em Estocolmo, onde se graduou em 1888. Ainda, em 1890, apresentou sua tese de doutorado e foi nomeado professor auxiliar de oftalmologia em 1891. Mais tarde, torna-se o primeiro professor em oftalmologia, ótica física e fisiologia. Já em 1927 é professor emérito da Universidade em que iniciou seus estudos, além de inumeráveis prêmios conquistados durante sua carreira. Allvar morreu em Estocolmo no dia 28 de julho de 1930 .
Quando Allvar decidiu dedicar-se a oftalmologia, estava convencido de que existia um conhecimento geral sobre o olho e se assim permanecesse poucos avanços poderiam ser produzidos. Envolvido pelo entusiasmo, percebeu que os conhecimentos adquiridos estavam baseados em pilares falsos os quais consideravam o olho como uma estrutura homogênea. Passou, então, a considerar o olho humano como um sistema óptico de estrutura complexa. A partir dessa hipótese, Gullstrand se concentrou em conhecer detalhadamente o funcionamento físico do órgão visual . Seus primeiros estudos foram sobre o astigmatismo, reconhecendo que, nesse caso, a refração dos raios não se reuniam em um foco da totalidade, devido a uma curvatura irregular do olho .
Allvar dedicou-se principalmente a cálculos e métodos para alcançar uma forma mais satisfatória de refratar superfícies em instrumentos ópticos e para investigação de leis de sistema óptico de ordem mais alta Então, criou o olho esquemático para desenvolver seus estudos, determinou que o poder dióptrico para cada elemento se baseando em seu índice de refração específico. À córnea era atribuído o índice de refração de 1,3760, diferente da constante 1,3357 que é utilizada hoje em dia como índice de refração de todo o sistema córnea/aquoso/vítreo. A partir destes índices de refração foi possível construir a equação d = (n1 – n2) / r, onde d é o poder dióptrico da superfície em questão, n1 é o meio de refração para onde se dirige a luz, n2 é o meio de onde parte a luz e r é o raio de curvatura da lente em questão expresso em metros .Para esse trabalho,onde aplicou os métodos matemáticos e físicos ao estudo de imagens ópticas e da refração da luz no olho recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina, em 1911.Esse trabalho abriu novos conceitos no caminho da oftalmologia e a exploração dos mais diversos procedimentos clínicos e cirúrgicos.
Para aprimorar seus estudos, Gullstrand criou uma lâmpada que permitia observações microscópicas do segmento anterior do olho – córnea, íris e outros componentes. Esse instrumento tinha um foco luminoso cuja luz se concentra através de um sistema convergente, com uma rachadura em que a amplitude podia ser regulada, aumentando ou diminuindo a superfície da área ocular explorada. A imagem se projetava na zona em que se examinava através de uma lente opaca, obtendo deste modo uma imagem prismática muito delgada e extraordinariamente clara .
Da mesma maneira como se vê brilhar pequenas partículas de pó em um raio luminoso, através da lâmpada se pode reconhecer as áreas mais obscuras e tênues. Córnea, cristalino, tecidos orgânicos aparecem como uma transparência e o líquido aquoso se apresenta em condições normais. Já o corpo vítreo é mais evidente que o cristalino, o que se percebe com uma iluminação contra as linhas sinuosas4.
Gullstrand adaptou cada vez mais sua lâmpada para obter imagens muito mais ampliadas, apreciando detalhes da estrutura córnea e cristalino que de outra forma só seriam vistas na forma histológica. Outra vantagem desta adaptação é a localização de detalhes perceptíveis e também para calcular a profundidade daquilo que é observado. Ainda, pode-se localizar com grande precisão todos os detalhes em relação a uma área de secção transversal da córnea, reconhecendo facilmente lesões. Essa lâmpada ficou conhecida como oftalmoscópio e é usada até os dias de hoje . 
CONCLUSÃO:      
Concluímos através do trabalho realizado que Allvar Gullstrand foi extremamente audacioso ao realizar suas pesquisas demonstrando domínio matemático e científico, que integrados ao saber, revelaram soluções importantes para a recuperação de visão, até então inimaginável. A partir da tecnologia e do conhecimento teórico, várias aplicações foram incorporando-se aos seus trabalhos. Allvar demonstrou que não haveria avanços na oftalmologia limitando-se apenas ao estudo geral do olho. Ele aprimorou sua pesquisas, adaptando cada vez mais instrumentos especializados, fazendo cálculos e analisando. Allvar foi uma luz na oftalmologia, abrindo caminhos para subseqüentes atos clínicos e cirúrgicos.
REFÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
www.nobelprize.org
www.diariomedico.com
www.pt.wikipedia.org
www.scielo.br/scielo.php/Ing-en
www.crishunt.8bit.co.uk
www.europhysicsnew.com
www.sobiografias.hpg.ig.vom.br/AllvGull.html
www.infoplease.com/ce6/people
www.reference.allrefer.com/encyclopedia/Gullstra
www.geocites.com/nobelprices/guldstand
www.zeiss.com/de/home
Orientadores:
Evania Araujo
Jorge Salton
 

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