RENÉ FAVALORO
RENÉ FAVAROLO: BREVES ASPECTOS BIOGRÁFICOS E ANÁLISE DA RELEVÂNCIA DE SEUS ESTUDOS NA MEDICINA
Autores: EMERSON STEFANELLO BASTIANI¹, MATEUS FELIPE MIOTTO, PAULO CASTELLI CANAL.
Resumo: O presente artigo é decorrente de um estudo qualitativo, histórico-interpretativo de alguns aspectos biográficos de René Favaloro, já que o Dr. Favaloro deixou um legado muito importante na área da cardiologia, a cirurgia de revascularização do miocárdio, ou como ficou mundialmente conhecida cirurgia de “ponte de safena”. Neste artigo foi buscado trazer uma visão geral da vida de Favaloro, além de uma análise da evolução dos métodos até a cirurgia por ele preconizada e uma breve análise do legado que este médico deixou para a medicina e para a sociedade atualmente. A metodologia utilizada consta das orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a confecção do artigo e, para esse, foram utilizadas como fontes de pesquisas, basicamente, documentos eletrônicos, artigos publicados em revistas e periódicos. O desenvolvimento do artigo foi realizado no transcorrer dos meses de abril a junho de 2013 nas dependências da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo concomitantemente à disciplina de Educação e Ética Médica.
Palavras-chave: Favaloro. Revascularização miocárdica. Ponte de safena. Cardiologia. Cirurgia.
Abstract: This article is derived from a qualitative study, historical and interpretive of some aspects of biographical René Favaloro, because Dr. Favaloro left a very important legacy in cardiology, coronary artery bypass graft, or as it became known worldwide surgery “heart bypass". This article has sought to bring an overview of the life of Favaloro, plus an analysis of the evolution of methods to surgery advocated by him and a brief analysis of the legacy that this doctor left medicine and society today. The methodology consists of the guidelines of the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT) for the preparation of the article and, for this, was used as sources of research basically electronic documents and articles published in magazines and journals. The development was carried out in the course of the months from April to June 2013 in the premises of the Faculty of Medicine of the University of Passo Fundo concomitantly to the discipline of Education and Medical Ethics.
Keywords: Favaloro. Coronary artery bypass graft. CABG. Heart bypass. Cardiology. Surgery.
Introdução
Este estudo representa a imersão dos alunos de medicina na prática de pesquisa (o que deve ser cada vez mais incentivado e apoiado) proposta como um exercício nas aulas do Módulo de Educação e Ética Médica. O presente artigo tem como premissas básicas a análise crítica e a interpretação biográfica do Dr. René Favaloro, a análise da evolução dos métodos de tratamento até a descoberta dele e a apreciação do legado que deixou, tanto para a sociedade em geral quanto para o meio médico e acadêmico.
Favaloro foi um pioneiro e um divisor de águas na história das doenças coronarianas e em seu tratamento. Através de sua descoberta, oportunizou uma maior sobrevida aos cardiopatas, padronizando e validando cientificamente o método (CAPTUR, 2000).
Ele foi ainda mais longe, deixando de lado um pouco a prática médica em si e apontando os erros do o atual modelo econômico da prática médica, onde o médico é pressionado a restringir os tratamentos de alto custo aos pacientes. Escreveu, debateu, explicitou suas preocupações sobre o “Managed Care”. Nos últimos anos enfrentou o seu maior desafio sensibilizar as autoridades governamentais do seu país para auxiliarem a Fundação criada por ele (BUFFOLO, 2000).
Demonstrando ser muito mais que apenas um médico, Favaloro escreveu alguns livros, uns voltados para a área médica, outros direcionados ao social. Demonstrou sempre um interesse acadêmico acentuado, demonstrando isso dizendo que preferia ser lembrado mais como docente do que como cirurgião (BUFFOLO, 2000), como será elucidado na parte que tratará de seu legado.
Enfim, o artigo será dividido em três tópicos, o primeiro tratará da biografia de René Favaloro, o segundo da evolução da cirurgia de revascularização do miocárdio e, por fim, o terceiro irá tanger o legado deixado por esse pioneiro médico.
Metodologia
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho histórico, com o objetivo de elucidar a vida de René Favaloro com ênfase em sua descoberta, nas suas repercussões e em seu legado. Utilizou-se o conhecimento disponível em teorias publicadas em livros e principalmente em artigos. Analisaram - se em torno de dez artigos, sendo usados na revisão bibliográfica sete, dentro do período estimado de quatro meses, de março a junho de 2012.
Foram realizadas reuniões semanais dentro desse período entre os integrantes e o monitor, a fim de excluir eventuais dúvidas, visto que um artigo demanda muita leitura e domínio do assunto a ser discutido. Enfrentou-se certa dificuldade em localizar artigos que dissertassem sobre a vida de Favaloro, já que a maioria dos artigos pesquisados tinha um enfoque em sua descoberta, a cirurgia de revascularização miocárdica e seus métodos de realização.
Biografia
René Gerónimo Favaloro nasceu em 12 de julho de 1923, em La Plata na Argentina. Filho de Juan B. Favaloro, um carpinteiro, e Ida Y. Raffaelli uma costureira. Apesar de vir de uma família humilde, René sempre teve grandes aspirações, e a sua escolha pela carreira na medicina fora influenciada por um tio que era médico. Durante suas férias escolares, observava o tio em sua clínica de Avellaneda, acompanhando-o nos finais de expediente nas visitas domiciliares (BUFFOLO, 2000).
Ele serviu o Exército Argentino durante a Segunda Guerra Mundial. No ano de 1946, quando saiu do Exército como tenente, começou seus estudos de medicina na Universidade de La Plata, e, em 1949, recebeu seu diploma de Bacharel em Medicina por esta mesma universidade (Gale Encyclopedia of Biography).
Depois da formatura em 1949, exerceu a profissão como médico rural em Jacinto Arauz, La Pampa, durante 12 anos. Essa etapa de sua vida deixou impressões marcantes em sua personalidade, caracterizando-se por uma grande preocupação social, que estaria presente em todos os empreendimentos de sua vida. (BUFFOLO, 2000).
Em janeiro de 1962, sua intensa vocação pela cirurgia torácica o levou à Cleveland Clinic, em Cleveland, nos Estados Unidos da América, onde permaneceu até junho de 1971. Durante esse período em que ficou nos Estados Unidos desenvolveu o trabalho capital de sua vida. “A rápida difusão dos princípios do ataque direto às obstruções coronárias através das pontes de safena se deveu, indiscutivelmente, à figura e ao carisma de René G. Favaloro.” (BUFFOLO, 2000).
Favaloro era um homem muito ligado à sua pátria mãe, a Argentina. Esse amor aliado à noção de sua responsabilidade social fizeram com que ele deixasse sua posição de destaque na Cleveland Clinic, e a possibilidade de ter uma situação financeira invejável. No ano de 1971, retornou a Buenos Aires com a aspiração de um visionário que desejava oferecer à sua terra um centro de cardiologia de excelência.
Em 1975, quatro anos após seu retorno dos Estados Unidos, Favaloro fundou a Fundación Favaloro para la Docencia y la Investigación Médica. No começo, Favaloro realizava sua prática médica no Sanatorio Güemes. Aos poucos foi amadurecendo a ideia de formar uma equipe de investigação, que foi criada em 1980, com o nome de Departamento de Docencia e Investigación de la Fundación Favaloro, com a ajuda do Dr. Ricardo Pichel, atual Reitor da Universidad Favaloro. Por vários anos Favaloro financiou a Fundação com seus recursos particulares (Fundacion Favaloro).
Publicou inúmeros trabalhos científicos e algumas monografias, entre as quais: "Surgical treatment of coronary atherosclerosis (1970)", "Recuerdos de um medico rural (1980)", De LaPampa a los Estados Unidos (1993)" e "Don Pedro y la educacíon (1994)". Seu amor pela história e cultura o levou a escrever livros de investigação, como "Conoce usted a San Martin? (1987)" e "La memoria de Guayaquil (1999)", distanciando-se de sua prática médica, exaltando sua preocupação social (BUFFOLO, 2000).
Favaloro era mais do que um simples médico, pesquisador ou empreendedor, como fica evidenciado no trecho que segue:
Sua extraordinária figura o tornou uma legenda na Argentina, sendo que, nas pesquisas de opinião pública através da Total Research Argentina, figurava seu nome em primeiro lugar, nos índices de popularidade e de confiabilidade, estando à frente de figuras lendárias como Julio Bocca, Carlos Gardel e Valéria Mazza.
Em 1992, foi capa do New York Times, com o título "Um herói mundial que mudou parte da medicina moderna e revolucionou a cardiologia" (BUFFOLO, 2000).
No ano 2000 a comunidade científica cardiológica dos cinco continentes sentiu um grande baque por uma grande perda que ocorrera então. No dia 29 de julho de 2000 René Gerónimo Favaloro se matou com um tiro, causou grande comoção em seu país. Em sua carta final de suicídio Favaloro revelou uma ira com a intensa corrupção do sistema de saúde. Ele também estava extremamente preocupado com a situação financeira desfavorável da Fundación Favaloro.
Por fim, ele afirmou que prefere morrer a se tornar parte da corrupção: "Neste momento, e na minha idade, é incrivelmente difícil de romper com os princípios éticos que eu tenho de meus pais, meus professores e meus professores. Eu não posso mudar, eu prefiro desaparecer”. (The Argentina Independent).
Sem dúvida alguma, suas contribuições constituíram a base da cardiologia moderna e o pioneirismo da cirurgia de revascularização miocárdica proporcionaram a inúmeras pessoas uma vida melhor, ou então, uma chance de viver. Sua visão de mundo contra os abusos sofridos pela população na área da saúde e a corrupção na área média também é notável.
Seu carisma, raciocínio lúcido e convincente abreviaram em muitos anos a consolidação desse novo e revolucionário procedimento cirúrgico. É desnecessário enfatizar os desdobramentos de progresso na cardiologia clínica e cirúrgica a partir desse fato.
Torna-se muito difícil entender o gesto extremado do suicídio praticado por uma personalidade cheia de energia, multiplicadora e irradiadora de um otimismo contagiante. (BUFFOLO, 2000).
Evolução da cirurgia de revascularização
Antes de René Favaloro descobrir a solução cirúrgica para a doença coronariana, alguns outros métodos eram utilizados para retificar essa patologia. Tais procedimentos não se aproximaram da eficácia do método de René Favaloro, entretanto, foram fundamentais para que servissem como base de sua nova descoberta.
Um dos primeiros métodos utilizados para corrigir os sintomas do paciente foi o procedimento indireto, caracterizado pela tireoidectomia total (1933). Apesar de diminuir a angina do paciente, esse método foi abandonado por trazer graves consequências metabólicas ao doente. Então, passou-se a serem utilizados procedimentos para aumentar a irrigação do coração, mesmo que de forma indireta, como o enxerto do músculo peitoral (1935), enxerto omental (1936), cardioneumopexia (1937), ligadura da veia magna do coração (1940), ligadura do seio coronário (1941), neurectomia pericoronariana (1946), fístula arteriovenosa entre aorta descendente e seio coronário (1945), radiação (1959), ligadura de 2 artérias mamárias (1958) e implante de artéria mamária interna (1958) (ZALAQUETT, 2001).
A partir de então, os procedimentos cirúrgicos para correção da doença coronariana foram aperfeiçoando-se, chegando a métodos que aumentavam a irrigação do coração de forma direta. O primeiro foi a endarterectomia coronariana (1959). Até que, em 1969 René Favaloro introduz um segmento de veia safena na artéria coronária ocluída de uma mulher de 57 anos, anastomosando com a artéria aorta descendente, originando a ponte aortocoronariana ou “ponte de safena”.
Ao contrário de todos os outros métodos mencionados anteriormente, a ponte aortocoronária não foi precedida de pesquisa experimental em animais por Favaloro. No entanto, não foi o resultado de um acidente. A ponte aortocoronário foi o resultado de uma vasta experiência prévia de Favaloro no tratamento cirúrgico da doença coronária com endarterectomia e de implantes mamários (ZALAQUETTS, 2001).
Atualmente, a ponte aortocoronariana ainda vem sendo utilizada como método para retificação da doença coronariana, especialmente quando acomete a artéria coronária direita. No entanto, Favaloro e George Green em 1969, alavancaram o uso e padronização da artéria torácica interna esquerda para o ramo interventricular anterior, tendo feito o primeiro relato científico desta modalidade em 1971. Isso, “resultou em aumento da permeabilidade da anastomose, posteriormente re-angiografia, facilitando a aceitação dos procedimentos em toda a comunidade cirúrgica cardiovascular” (ZALAQUETTS, 2001).
Ao longo do tempo, outras formas de enxertos de diferentes vasos foram sendo propostas, contudo, sem atingir o sucesso e eficácia da “ponte de safena” como, artéria radial (1971), artéria epigástrica inferior (1987), artéria subescapular (1993), artéria ulnar (1992), artéria esplênica (1973), artéria mesentérica inferior (1987), artéria gastroepiplóica direita (1966), artéria gastroepiplóica esquerda (1987), artéria circunflexa lateral da coxa (1996).
Legado
O papel de René G. Favaloro, focado no desenvolvimento da cirurgia de revascularização do miocárdio é conhecido e reconhecido em todo o mundo. Sua trajetória iniciou-se quando se juntou ao serviço de Cirurgia Torácica e Cardiovascular do centro em Ohio (EUA) na clínica Cleveland.
Em 1966, realizou a primeira dissecção de artérias mamárias internas, para isso desenvolveu um estabilizador o qual separa o tecido e exibe artéria mamária em sua totalidade, sendo este utilizado rotineiramente em todos os campos do mundo (Fundación Favaloro).
Em 1967 Favaloro introduz uma nova técnica as “by-pass” ou pontes aortocoronarias de veias safenas, que resolveram a alta morbidade e mortalidade que a técnica de enxerto pericárdio havia obtido na coronária esquerda.
A partir disso, publicou em 1968 a primeira e maior série mundial de operações para a reconstrução do ventrículo esquerdo, tudo isso, documentado no livro publicado em 1970 (Surgical Treatment of Coronary Arteriosclerosis), uma importante contribuição de seu trabalho feito até então. Após seus últimos trabalhos nos EUA, Favaloro retorna à argentina em 1971, dando continuidade ao seu trabalho em três áreas específicas: saúde, pesquisa básica e clínica de ensino (Fundación Favaloro).
Após uma contribuição de 10 anos de revascularização do miocárdio com sua técnica Favaloro foi convidado para dar palestra no American College of Cardiology, onde, concluiu que a cirurgia, quando é bastante indicada melhora a qualidade e a quantidade de anos de vida de pacientes operados.
Em 1984 contribuiu para a edição de um livro, escrevendo além de uma revisão completa de todo o conhecimento adquirido até agora, fez uma análise crítica de três ensaios randomizados, realizados no mundo.
No decorrer de sua vida esteve envolvido em grandes reuniões internacionais, uma delas em especial foi o congresso de Londres, em 1970, um ato importante de conhecimento de sua técnica em todo o mundo. (Fundación Favaloro).
Favaloro partiu tragicamente no ano 2000 deixando, quem sabe, vários legados diferentes: uma cirurgia pioneira de revascularização miocárdica, que mudou a vida de muitas pessoas; uma Fundação e uma Universidade que carregam seu nome, demonstrando sua grande preocupação com a docência e a difusão do conhecimento; e o maior de seus legados pode ser visto como sua preocupação social, seu patriotismo, suas críticas aos modelos econômicos médicos, e, finalmente, sua gama de amigos, seguidores e admiradores da obra do grande mestre René Gerónimo Favaloro.
Conclusão
Através deste estudo pudemos buscar conhecer e aprender mais sobre esse ícone do mundo científico e social, o Dr. René Favaloro. Ficou clara sua total importância médica, acadêmica, empreendedora e social. Foi um homem ligado fielmente à arte da medicina, entretanto sem jamais deixar de lado a preocupação social e o incentivo ao ensino e pesquisa, metas que, com certeza, cumpriu em sua vida, e fez mais, deixando o legado que nos deixou.
Também vale ressaltar que, ao término deste trabalho, podemos afirmar que foi de suma importância para nosso desenvolvimento quando se trata de pesquisa e elaboração de artigo científico, visto que tais conhecimentos são essenciais para uma formação acadêmica completa, e através dele pudemos dar o nosso passo inicial nessa “vida acadêmica” da pesquisa, algo tão defendido e apoiado pelo nosso estudado, Dr. René Gerónimo Favaloro, a quem também fica nossa singela homenagem e gratidão.
Referências Bibliográficas
1.BUFFOLO, Enio. René Geronimo Favaloro (14/7/1923 - 29/7/2000) "in memoriam". Rev Bras Cir Cardiovasc [online]. 2000, vol.15, n.3
2.Captur G. Memento for René Favaloro. The University of Malta Medical School. 2000.
3.Cooley DA. In Memoriam. Tribute to Rene Favaloro, pioneer of coronary bypass. Tex Heart Inst J 2000
4.Fundacion Favaloro. Disponível em: . Acesso em: 30 de março de 2013.
5.Gale Encyclopedia of Biography: Rene Geronimo Favaloro. Disponível em . Acesso em: 06 de abril de 2013.
6.MORAN V, Sergio. Dr René Favaloro (1923-2000). Rev. méd. Chile [online]. 2000, vol.128, n.9, pp. 1065-1066
7.RESTREPO URIBE, Gustavo. René Favaloro. Rev. Colom. Cardiol. [online]. 2011, vol.18, n.2, pp. 86-88. ISSN 0120-5633.
8.The Argentina Independent. Disponível em: . Acesso em: 30 de março de 2013.
9.ZALAQUETT S, Ricardo. Del camino recorrido por la cirugía para tratar la enfermedad coronaria.: Trabajo dedicado como homenaje póstumo al Dr. René Favarolo. Rev. méd. Chile [online].
¹Artigo realizado no Modulo Educação e Ética Médica da FAMED UPF, 2013.